top of page

Como Vender Artesanato Legalmente?

artesanato-850_bg.jpg

O artesanato é uma atividade reconhecida, mas para que possa vender os seus produtos eficaz e legalmente, deve ter atenção a alguns pontos.

O que é Preciso para Vender Artesanato?

 

Escolher o produto que vai vender, perceber como os outros artesãos promovem o seu produto, estudar o tipo de artesanato que tem mais saída, são algumas das coisas que poderá fazer para vender bem as peças que pretende.

 

Defina o Tipo de Artesanato

 

Pesquise o que já existe no mercado ou o que poderá faltar (pode preencher a lacuna existente). Analise os concorrentes, visitando locais de venda ambulante,  Verifique se o artesanato que faz pode ser vendodp atraves desta web page.

Faça um Plano Financeiro

 

Avalie quanto custa implementar o tipo de venda de artesanato que pretende. Identifique o investimento inicial necessário, os custos associados e as despesas. Considere contratar um contabilista para o auxiliar em todas as questões financeiras e fiscais. Assim, assegura-se que cumpre todos as obrigações fiscais e legais existentes.

Financie o seu Negócio de Artesanato

 

Caso não tenha capacidade monetária suficiente para financiar os produtos da sua criatividade, poderá ter de recorrer a financiamento:

  • Crédito bancário - consulte os diversos bancos e analise cuidadosamente as suas propostas;

  • Microcrédito - financiamento alternativo ao crédito bancário;

  • Apoios IEFP - com acesso a linhas de crédito como Microinvest e Invest+.

  • Financiamento para jovens empresários - Finicia.

Regularize a sua Situação

 

Para vender produtos deverá ter a sua situação regularizada junto das Finanças e da Segurança Social. Inscreva-se como trabalhador independente:

  1. Preencha a Declaração de Início de Atividade numa repartição local ou através do Portal das Finanças (www.portaldasfinancas.gov.pt);​

  2. Faça o enquadramento na Segurança Social através do preenchimento do Mod. RV1000-DGSS (poderá obter o documento em (www.seg-social.pt).

 

Nota: Este enquadramento é obrigatório para os artesãos cujos rendimentos ilíquidos sejam 6 vezes superiores ao IAS (Indexante dos Apoios Sociais). Estão isentos durante 12 meses os artesãos que iniciam a sua atividade pela primeira vez.

Adquira o Estatuto de Artesão

A carta de artesão é o reconhecimento profissional da área de artesanato. Se produz artesanalmente produtos alimentares ou não alimentares, pode ver a sua competência profissional reconhecida. O Estatuto de Artesão enquadra, define e regula o conjunto de actividades económicas associadas às Artes e Ofícios, estabelecendo o respectivo CAE (código de atividade económica).

O que é necessário para ter o Estatuto de Artesão?

 

Para obter a carta de artesão necessita de:

bottom of page